quarta-feira, 18 de abril de 2012

A tarefa difícil de se colocar no lugar do outro

Eu ensino à minha filha valores nos quais acredito. Simples assim. Quero que ela um ser humano melhor, sempre e por isso, ensino um pouco do que aprendi.

Todos nós temos um sentimento de certeza de nossas verdades. Algumas pessoas possuem isso mais que outras. É inerente ao ser humano achar que sua versão dos fatos é sempre a correta e verdadeira, pois praticamos pouco o exercício de nos colocar no lugar da outra pessoa para saber o que ela pensa ou o que ela sente.

Estamos tão preocupados com os nossos próprios sentimentos, nossas próprias necessidades que esquecemos que do outro lado da história há outro ser humano com seus próprios anseios e desejos. É esta atitude tão simples, a responsável pelos milhares de desentendimentos que vemos no dia a dia.

Não engane a si mesmo dizendo que você não é assim. Todo mundo é. Alguns mais que outros. Tentamos mascarar a verdade perguntando para terceiros a opinião sobre o que vivenciamos, mas o que queremos é apenas a confirmação de que estamos certos.

Eu entendi isso a duras penas, depois de muito bater a cabeça impondo a minha razão onde não existia razão alguma. Toda história tem dois lados. Quem está de fora até pode conseguir vislumbrar o lado correto, ou que possui maior razão, mas normalmente, ninguém está certo. O que existe é uma série de atitudes egoístas que acabam por destruir qualquer harmonia possível entre duas pessoas e assim não há amor, amizade ou qualquer tipo de relacionamento que resista.

Como ser humano, não consigo ser altruísta sempre (ou quase nunca), mas procuro sempre que possível me colocar no lugar do outro e tentar compreender suas atitudes. Não é um exercício fácil, mas com certeza é compensador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário