segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mamãe

Quando você descobre a gravidez, um mundo de sonhos passa pela sua mente. Você quer saber o sexo, como será o rostinho do bebê, com quem se parecerá e imagina cada detalhe de seu quartinho, suas roupinhas e as milhares de coisas que fará para tornar esse pequeno ser, a criança mais feliz do mundo!

No entanto, um dos meus primeiros pensamentos foi o de imaginar uma pequena criança me chamando de mamãe. Mãe. Essa palavra tão curta e tão doce é bela na boca das pessoas. Nos lábios de uma criança tem um sabor especial, indescritível.

Seu filho faz parte de você. É um pedaço seu. Quando ele te chama de mamãe, você consegue ver isso de maneira clara, poética.

Essa é a sensação que tive na última sexta-feira, quando minha filha, depois de um ano, dois meses e 27 dias, finalmente olhou pra mim, deu seu mais lindo sorrido, esticou os braços e disse: "Mamãe".

Não foi o balcuciar de mamama, ou mamãma, que antes ela pronunciava. Ela já falava papai claramente desde 1 ano. Tia também. Vó e Vô de maneira pouco inteligível, mas o sabor da palabra mamãe, com todas as suas letras e seu sentido fonético, correto, forte, me emocionou. Fez-me chorar, pedir para ela repetir inúmeras vezes. E ela fazia. Todas elas se agarrando em minhas pernas, como se entendesse a conquista dessas palavras.

Filha, minha amada filha, pronuncie estas duas sílabas quantas vezes achar necessário. ALgumas vezes será de alegria, rezo para que poucas sejam de dor e sofrimento. Mas em qualquer momento, na situação que for, saiba que ao pronunciar 'mamãe', você terá a sua disposição todo o amor que um ser humano pode sentir por outro.

Mamãe é sua palavra de escape, de pedido de socorro, de apoio, de carinho, de júbulo. E eu estarei aqui de braços abertos, recebendo seu sorriso, suas lágrimas, suas dúvidas, sua raiva, e tudo o mais que você irá sentir em sua vida. Sempre paciente, te amando imensamente, pronta para te ajudar no que for preciso. Porque ouví-la é música, pura música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário